15 agosto 2023

DOHA DEPOIS DA COPA VALE A PENA: 10 ATRAÇÕES NUM ROTEIRO DE 4 DIAS


10 Atrações em Doha num roteiro de 4 dias



Doha depois da Copa do mundo, vale a pena? Se você quer saber, então leia este post pois vou te mostrar 10 incríveis atrações em Doha num roteiro de 4 dias. 

A capital do Catar investiu durante anos para receber o maior evento esportivo - Copa do Mundo 2022 -  e assim construiu uma cidade, 7 estádios, rodovias, shopping e hotéis de luxo. Ampliou o aeroporto, o metrô, a rede hoteleira e renovou várias partes da cidade.

O evento foi um sucesso e o legado que a cidade recebeu está lá para conquistar de vez turistas do mundo todo, provando que uma estadia em Doha vale muito mais do que apenas horas de conexão.

   

10 atrações em Doha num roteiro de 4 dias:


Vou mostrar aqui exatamente como foi o nosso roteiro pois isso pode lhe ajudar a organizar a sua estadia em Doha, mas não esqueça de utilizar as dicas adaptando-as ao seu perfil de viajante.   


10 Atrações em Doha num roteiro de 4 dias
Centro Cultural Islâmico Al-Fanar


Em nosso primeiro dia, logo pela manhã, fizemos a primeira parada para fotos no Centro Cultural Islâmico Al-Fanar, que fica em um prédio cuja torre em espiral, de longe chama atenção. Depois fomos ao Museu de Arte Islâmica caminhando pela Al Corniche. Ficamos maravilhados com a visita e quando terminamos, fomos explorar o Mia Park. Depois voltamos para o Souk Waqif para conhecê-lo durante o dia, pois tem uma movimentação diurna bem diferente da noturna. Encontramos uma passagem para o bairro chamado Msheireb e fomos lá conhecer. Uma forma interessante para isso é  pegar o tram gratuito que circula pelo lado moderno e foi isso que fizemos. Depois retomamos a caminhada rumo ao Al Corniche e aí visitamos um estábulo de camelos e outro de cavalos. Como adoramos fazer tudo a pé decidimos seguir até West Bay. Isso nos deixou tão exaustos que ao chegarmos ao hotel, resolvemos jantar por lá mesmo.  

Al Corniche - Al Corniche é a avenida que margeia o mar, e para aqueles que, como nós, apreciam caminhadas, rende um ótimo passeio. Esse amplo e lindo calçadão se estende desde o Museu Nacional do Catar até o bairro West Bay. Em 7 km é possível admirar jardins, palmeiras, marina com muitos barquinhos, o The Pearl Monument/Monumento da Pérola, banquinhos para um descanso, o MIA Park, diferentes e instagramáveis letreiros DOHA, além do maravilhoso Skyline da cidade com prédios de arquitetura exuberante. Ao longo do trajeto, vários barqueiros oferecem o passeio pela baía no Dhow, tradicional barco de madeira. Nós estávamos hospedados no Al Najada By Tívoli e íamos a pé para Al Corniche. Em cada letreiro um click. Algumas instalações usadas na Copa do Mundo 2022 ainda estavam por lá. 


10 Atrações em Doha num roteiro de 4 dias


Museu de Arte Islâmica (MIA Museum) 

O prédio do museu já é uma obra a ser admirada. O projeto arquitetônico do renomado Ieoh Ming Pei, autor da pirâmide de vidro do Louvre Paris, concebeu a construção do museu sobre uma ilha artificial. De fora, parecem formas geométricas empilhadas e, ao olharmos de longe, conseguimos ver uma face feminina com véu onde só os olhos aparecem. Uma rampa ladeada por palmeiras simetricamente enfileiradas e um canalete por onde escorre água é o que vemos na frente do MIA.   

O hall principal impressiona: a cúpula, o lustre, a escada, uma parede de vidro. Tudo imenso! Muito interessante observar que, mesmo em construções modernas, há detalhes ou acabamentos que remetem a desenhos islâmicos.   

O MIA conta com o maior acervo de arte islâmica do mundo e apresenta uma coleção fantástica de obras dessa mesma arte de 3 continentes: cerâmicas, joias, jarras, roupas, moedas, objetos religiosos, artefatos e vestuário de guerra, peças de madeira. As peças do Irã são simplesmente fascinantes.


10 Atrações em Doha num roteiro de 4 dias
Museu de Arte Islâmica 


Saiba como se vestir em Doha e qual é a melhor época para visitar a cidade.


MIA Park

Um enorme parque que beira o mar e é agradável e seguro a qualquer hora do dia. Imensas áreas gramadas, palmeiras de diferentes tamanhos, jardins com flores, pistas para caminhadas ou para andar de bicicleta e restaurante. Obras de Yayoi Kusama conferem um lindo colorido ao parque. De vários pontos avista-se o lindo skyline de Doha com prédios de arquitetura ousada.


10 Atrações em Doha num roteiro de 4 dias
Mia Park


Souq Waqif

O ponto turístico mais famoso da cidade é o Souq Waqif, o mercado de Doha, por onde circulam muitos visitantes. No passado era o local de comércio de todo tipo de produto. Em épocas passadas, dependendo da maré, a água do mar chegava até o mercado e o pessoal tinha que trabalhar em pé, daí o nome Souq (mercado) em pé (waqif). Reconstruído após um incêndio em 2003, o Souq Waqif passou por obras de melhorias e de restauração. Hoje, seus corredores e alamedas contam com várias opções de restaurantes, hotéis, lojinhas de artesanato, de temperos, roupas, doces, tecidos, tapetes o que torna o lugar ponto de passagem obrigatória de quem visita a cidade.

10 Atrações em Doha num roteiro de 4 dias
Souq Waqif


Msheireb Downtown 

Basta atravessar uma passagem subterrânea para passar do Souq Waqif para Msheireb Downtown. Pegamos um tram gratuito e fomos percorrer esse bairro lindo e moderno com prédios de arquitetura diferenciada. Tem até praça coberta com teto retrátil para aliviar o calor nos dias de alta temperatura.   

Incrível ver os Estábulos de cavalos árabes e o de camelos bem pertinho do Souq Waqif. 

Terminamos nosso dia caminhando por Al Corniche até West Bay, um bairro de Doha onde predominam prédios enormes, cada um com um design mais interessante que o outro. O skyline é lindo a qualquer hora do dia, mas à noite a iluminação em diferentes cores confere um ar futurista.


10 Atrações em Doha num roteiro de 4 dias
Bairro Msheireb

Katara Cultural Village



10 Atrações em Doha num roteiro de 4 dias
Katara Cultural Village




Após o maravilhoso café da manhã do Al Najada By Tívoli, demos inicio ao segundo dia em Doha. Fomos de uber (bobeamos, pois o metrô tem uma estação na porta) ao Katara Cultural Village e ficamos completamente encantados com o espaço. De lá, pegamos outro uber e fomos conhecer The Pearl e terminamos o segundo dia no Souk Waqif , onde jantamos no restaurante Damasca One. 


O Katara Cultural Village é um imenso e fantástico complexo cultural e de entretenimento onde podemos encontrar um anfiteatro "romano", planetário, centro de convenções, galerias de artes, lojas, cafés e restaurantes. Tudo isso num ambiente extremamente bem cuidado com chafarizes, praças, alamedas, jardins floridos, áreas gramadas, esculturas, muros com grafites e até uma praia. Muitos são os destaques: as 2 mesquitas - Golden Masjid e Mesquita Katara - a 21 High Street, rua que tem ar condicionado saindo do chão, o imponente prédio das Galeries Lafayette,  o prédio que abriga o Snan Food Hall mercado todo em ferro e vitrais coloridos. E o que falar das 3 esculturas, que representam "não ouça, não veja e não fale"? Elas, que são compostas por utensílios de cozinha, são de autoria do artista plástico indiano Gupta. 

Katara Cultural Village em Doha
Katara Cultural Village


    

A ilha artificial The Pearl, construída no mesmo local que, no passado, foi o importante ponto de mergulho para a pesca e colheita de pérolas, principal fonte da economia do Catar em outros tempos, é na verdade, uma região requintada. Marinas, shoppings, prédios residenciais, hotéis, lojas de luxo, restaurantes e cafés de frente para o mar convidam os turistas a aproveitar cada detalhe. Tem pracinhas e bancos ao longo do deque que margeia o mar. Lugar muito agradável para uma caminhada com algumas pausas para sentar e contemplar. Vale uma passadinha por um de seus bairros que é o Qanat Quartier, uma réplica em tamanho normal da cidade de Veneza. Tem até gôndola e canal para navegar.

Gostamos tanto do Katara Village que no outro dia resolvemos voltar lá à noite e ver toda sua beleza sem a luz do sol. 


10 Atrações num roteiro de 4 dias em Doha
The Pearl


O Damasca One é um dos restaurantes mais indicados no Souq Waqif e valeu super a pena irmos à hora do jantar, pois assistimos a um show de música e dança. A comida árabe estava deliciosa - o humus tahine e o suco chamado lemon mint conquistou de vez meu coração. 


Restaurante Damasca One em Doha, Catar
Restaurante Damasca One


Lusail 


Nosso terceiro dia começou com a ida ao estádio de futebol Lusail onde foi a final da Copa. Infelizmente só foi possível uma "visita externa". O metrô é o melhor meio de transporte para chegar lá, aliás em todas os pontos turísticos de Doha. Lusail é uma cidade que foi construída para a Copa do Mundo. A estação de metrô Lusail é a última da linha vermelha. De lá, voltamos de metrô até a estação Legtaifiya e pegamos o tram (linha laranja) para visitar a região onde ficam as Katara Towers.  


10 Atrações num roteiro de 4 dias em Doha
Estádio Lusail


De arquitetura fantástica, as Katara Towers são os 2 prédios em forma de cimitarras (espadas árabes de lâminas largas e curvas) entrelaçadas. Vistas de qualquer ângulo e em qualquer hora do dia elas são belíssimas. Nelas funciona um hotel de luxo.  Ali perto tem o letreiro que todo turista ama. 


10 Atrações num roteiro de 4 dias em Doha


Nada como uma caminhada pela Lusail Promenade. Linda, arborizada, jardins, banquinhos estratégicamente colocados para o visitante sentar e apreciar o skyline com as Katara Towers dominando o cenário. 

Adoramos passear na região de Katara Towers e observar a arquitetura criativa de alguns prédios: um parece um comprimido gigante enquanto o outro parece equilibrar caixas coloridas empilhadas.  

Está passeando em Lusail? Então, dê uma esticadinha até o sofisticado shopping Place Vendome Mall. Só para apreciar o imponente prédio. Alguns restaurantes tais como o Yasmine Palace, merecem uma extravagância. Não perca também o espetáculo das fontes musicais que acontece de hora em hora. É lindo demais!   

10 Atrações em Doha num roteiro de 4 dias

Mina District e Museu Nacional do Catar


O quarto dia em Doha caiu numa sexta-feira que para eles é como se fosse um domingo para nós. O metrô só funciona a partir das 14h e museus também. Fomos passear novamente por Mia Park e pensamos em seguir a pé para Mina District, mas, no meio do caminho, pegamos uma carona em um carrinho de golfe que circula gratuitamente entre os museus de Arte Islâmica e o Nacional. Fomos guiados por um simpático rapaz iraniano que nos deu algumas informações sobre o local.   

Comparado a uma mini Santorini, Mina District é visita imperdível quando de sua estada em Doha.

10 Atrações em Doha num roteiro de 4 dias

O antigo porto Mina recebeu um projeto que transformou não só ele como todo o entorno num ponto turístico super interessante. Pequenos prédios de arquitetura mediterrânea em cores contrastantes, deck em madeira que margeia o mar, escadarias que levam à ladeira que segue paralela, lojinhas, hotel, restaurantes, cafés e uma vista de tirar o fôlego. A marina recebe navios de cruzeiro, lanchas e iates. E o que é aquele maravilhoso mercado de peixe, o Chabrat Al Mina? Piso e parte das paredes são revestidas de pastilhas de cerâmica em tons de azul e verde. No teto do mercado, os vitrais ilustram o fundo do mar. É simplesmente lindooo! Tem ainda um restaurante do mercado e é possível escolher o peixe no mercado e levar para ser preparado no restaurante.  


10 Atrações em Doha num roteiro de 4 dias
Chabrat Al Mina


O projeto do arquiteto Jean Nouvel para o Museu Nacional do Catar é muito diferente e inspirado na rosa do deserto. Parece que estamos vendo várias pétalas de areia soltas e superpostas. O acervo do museu conta a história do Catar e é muito emocionante, principalmente os depoimentos em vídeo. Aliás, a tecnologia e os recursos multimídia proporcionam ao visitante outro tipo de apreciação, que em vários momentos, envolve interação com o que está exposto. 


Museu Nacional do Catar em Doha
Museu Nacional do Catar


Mais uma vez, pegamos o metrô e de lá fomos ver de perto a Aspire Tower, também conhecida como Torch Doha, marco dos Jogos Asiáticos de 2006. O prédio, que tem o formato de uma tocha olímpica, é um hotel. Bem ao lado está Khalifa International Stadium e o Villagio Mall e aí aproveitamos para jantar no Cheesecake Factory, restaurante americano que não perco a oportunidade de ir sempre que encontro um. 

10 Atrações em Doha num roteiro de 4 dias
Aspire Tower, Khalifa International Stadium e Cheesecake Factory


Todas as noites, era de praxe uma voltinha pelo Souk Waqif antes de ir para o hotel, já que ele ficava muito próximo.


Biblioteca Nacional do Catar e Minaretein

Tristes por estarmos em nosso último dia em Doha e muito felizes com tudo que pudemos conhecer por lá, nos despedimos da cidade visitando, pela manhã, a Biblioteca Nacional. O prédio, pelo lado de fora, parece um olho ou um diamante e sua arquitetura futurista dá pistas do que veremos ao entrar. 

A Biblioteca Nacional é um espaço imenso e fantástico com arquibancadas de estantes. Como elas são em mármore branco, realça o colorido das capas dos livros. Aliás, todo o mobiliário - chão, pilastras e teto - é na cor branca. As divisórias em vidro dão ideia de ser um ambiente único e "infinito". Puffs gigantes estão dispostos pelo chão para que os visitantes deitem para ler. Ipads e monitores em todas as mesas. O acervo conta com, nada mais nada menos, que 1 milhão de exemplares. No subsolo do museu está um precioso acervo histórico composto por documentos, livros, fotos, mapas e outros relativos ao Oriente Médio. Há ainda mesas coletivas de estudo e leitura, auditório entre outros espaços.  

A Biblioteca Nacional do Catar faz parte da Cidade da Educação, onde estão sediadas importantes universidades e centros de pesquisa.  


Biblioteca Nacional do Catar
Biblioteca Nacional do Catar


No caminho de volta à estação do metrô, vimos ao longe uma construção bem diferente e, exploradores que somos, fomos ver de perto. Era a Mesquita Nacional da Cidade da Educação, que fica em um prédio chamado Minaretein. Ele tem como suporte cinco grandes colunas que representam os cinco pilares do Islã  e neles estão gravados versos do Alcorão. É uma construção requintada com painéis e jardins belíssimos.  

Minaretein em Doha, Catar
Minaretein em Doha, Catar


Preciso ressaltar que nós ficamos encantados com muitas coisas em Doha, entre elas, 4 se destacaram: a arquitetura moderna e arrojada com design diferenciado de muitos prédios, os equipamentos culturais fantásticos, a quantidade de banheiros espalhados por toda cidade sempre limpíssimos e com um funcionário de limpeza a postos, inclusive no Souq Waqif. Por último vou citar a segurança na cidade  de modo geral.    

É muito fácil circular pela cidade e nós fizemos todos os deslocamentos, inclusive do aeroporto para o hotel e deste para o aeroporto usando o metrô. Pegamos Uber em três deslocamentos, o que poderia ter sido reduzido a 2 se eu tivesse prestado mais atenção ao mapa. 

Fomos embora de Doha com a certeza de que valeu muito visitar a cidade após a Copa do Mundo e que pretendemos voltar.


Gostou das 10 atrações para visitar em Doha num roteiro de 4 dias?Agora, vale a pena conferir as 10 dicas que minhas amigas blogueiras trazem para você.  



No blog Olivia Garimpando Por Aí, a autora nos fala sobre 10 Experiências Gastronômicas Imperdíveis ao redor do Mundo.


A Regina Oki, do blog Turista Fulltime, aborda Viagens de Cruzeiro pelo Brasil: 10 Dicas Para Você se Planejar. 


E no blog Destinos Por Onde Andei, a Gisele Prosdocimi mostra O que Visitar no Museu do Louvre: 10 Obras que Você Não Pode Perder.   





  1. Que maravilha de post sobre este destino incrível que é Doha! Eu ainda não tive a oportunidade de visitar e fiquei ainda mais encantada e curiosa lendo o seu relato e vendo suas fotos. Este post, certamente, vai ser meu guia quando eu puder finalmente realizar o sonho de ir ao Catar! Parabéns pela excelente compilação! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de post sobre este destino incrível que é Doha! Eu ainda não tive a oportunidade de visitar e fiquei ainda mais encantada e curiosa lendo o seu relato e vendo suas fotos. Este post, certamente, vai ser meu guia quando eu puder finalmente realizar o sonho de ir ao Catar! Parabéns pela excelente compilação! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Estou impressionada com as 10 atrações em Doha num roteiro de 4 dias apresentado tão bem em seu post. Não saberia nem para que lado olhar de tanta beleza e riqueza de detalhes neste destino tão exótico.
    Nunca tinha pensado na possibilidade de visitar Doha, mas pelo seu relato e roteiro maravilhoso bateu uma vontade grande aqui.
    Quem sabe algum dia farei este mesmo percurso que você e verei as mesmas maravilhas? Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Depois de ter viajado para alguns países do Oriente Médio eu fiquei com muita vontade de conhecer também Doha e o Qatar. Legal saber como estão as atrações agora! Obrigada pelas dicas :)

    ResponderExcluir
  5. As suas dicas de atrações em Doha chegaram em boa hora. Estou planejando uma viagem ano que vem e uma das opções que estou avaliando é um stopover em Doha. Você mostrou que a cidade possui muitas coisas interessantes para visitar!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo roteiro de 4 dias em Doha. Não é um destino que estava no meu radar, mas li recentemente sobre a cidade e estou achando bem interessante. É tudo bem grandioso, não é? Tenho certeza que gostaria bastante de passear por lá por conta da riqueza arquitetônica.

    ResponderExcluir
  7. Lilian, como muita gente (suponho), tenho um sentimento ambivalente acerca de Doha e da forma como construiu tudo isso com base na exploração de emigrantes. O assunto, de resto, foi bem comentado durante a Copa. Mas temos que reconhecer que tudo o que fizeram é bonito e grandioso. Fiquei encantada, em particular, com o Katara Cultural Village e o Museu Nacional. Não ficaram assoberbados com o calor?
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Lilian, como muita gente (suponho), tenho um sentimento ambivalente acerca de Doha e da forma como construiu tudo isso com base na exploração de emigrantes. O assunto, de resto, foi bem comentado durante a Copa. Mas temos que reconhecer que tudo o que fizeram é bonito e grandioso. Fiquei encantada, em particular, com o Katara Cultural Village e o Museu Nacional. Não ficaram assoberbados com o calor?
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Adore o seu post com essas 10 dicas em Doha, num roteiro de 4 dias. Estou planejando uma viagem a Dubai e vou tentar ir a Doha. Seu post está perfeito e estava precisando dessas informações. Não conheço nada ainda dessa região e estou muito curiosa.
    Obrigada por compartilhar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Com certeza vale a pena visitar Doha depois da Copa, antes é que foi mais complicado, com todas as obras, mas mesmo assim adorei conhecê-la. Pena que não ficamos tanto tempo como vocês para aproveitar mais. Abraços!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!